"The French Connection" (1971) de William Friedkin (AFI 1997 70ª posição)

 

Inspirado em factos verídicos, "The French Connection" é um filme que nos puxa para dentro dele e são várias as razões para isso. O realismo com que pinta a violência expectável de um thriller policial passado no submundo nova-iorquino do tráfico de droga, com um perfume neo-noir, é uma delas. Os momentos em que o espectador vê pelos olhos da personagem, como na absolutamente estupenda perseguição ao comboio, é outra. Outra ainda é a realização que assume uma estética documental. Cru é a palavra que me ocorre para caracterizar este filme. Parece mesmo que é tudo verdade.
Os locais escolhidos para as filmagens foram perfeitos: feios e sujos, não há nada bonito neste filme. O que ajuda à sensação de realismo e verdade. Um excelente filme, uma magistral interpretação de Gene Hackman (comprovada pelo Óscar) do obcecado policia "Popeye".
"Blast off: one-eight-oh. 200: Good Housekeeping Seal of Approval. Two ten: U.S. Government certified. Two twenty: lunar trajectory, junk of the month club, sirloin steak. Two thirty: Grade A poison. Absolute dynamite. 89% pure junk. Best I've ever seen. If the rest is like this, you'll be dealing on this load for two years."
Let's go!
#eram76agora77 #100melhoresfilmesamericanosAFI #AFI100Movies #VouVerTodos #agorasoucriticadecinema

Comentários