4 de setembro de 2020
O último filme a que assisti, da lista original da AFI dos melhores filmes americanos de sempre era um thriller ao estilo hitchcockiano. Coincidentemente, o que se seguiu, uns degraus abaixo, foi mesmo realizado por Alfred Hitchcock, um dos meus realizadores preferidos de sempre; "North by Northwest" de 1959, ou como é conhecido em Portugal, "Intriga Internacional". Um épico em vários aspectos! Não o colocaria no topo das minhas preferências em relação aos filmes do mestre do suspense - consigo lembrar-me de pelo menos três que estariam na minha opinião melhor classificados que este (mas é apenas porque prefiro pessoalmente a "escuridão" mais habitual do suspense do mestre à boa-disposição e ligeireza de "North by Northwest"). Mas é um épico, ainda assim, numa fórmula onde as várias variáveis trabalham em plena harmonia: o enredo da identidade trocada, tão típica do género; a histórica cena com o avião (brilhante!) e depois, o clímax final no Monte Rushmore; as opções de realização do mestre; o pedaço de mau caminho que é o Cary Grant; e a abordagem à temática sexual de forma pouco subtil e muito pouco comum para uma época que sofria censura e pressão por parte do Hays Code (pese embora uma das falas de Eva Marie Saint tenha sofrido uma pequenina dobragem em pós-produção, por ter sido considerada excessivamente explícita!). Portanto, mesmo a minha preferência recaindo sobre outras obras do grande Alfred H., a verdade é que este filme é uma brilhante obra cinematográfica do ponto de vista estético e historicamente muito relevante. Uma nota curiosa: o fato cinzento que Cary Grant usa durante quase todo o filme foi eleito em 2006 por um painel de especialistas em moda como o melhor fato de sempre da história do cinema, tendo inclusivamente sido protagonista de um conto de Todd McEwen, "Cary Grant's Suit", onde o enredo do filme é contado do ponto de vista do fato!
PS: Este filme foi despromovido em relação a alguns dos outros que considero mais ao meu gosto na revisão da lista em 2007.
"The three of you together. Now that's a picture only Charles Addams could draw." --> A referência à Família Addams, adoro!
Let's go!
Comentários