"Angels with dirty faces" (1938) de Michael Curtiz

19 de outubro de 2021

Há dias revi, motivada por uma conversa com um amigo recente ainda mais cinéfilo que eu - da lista original da AFI ele só não viu 9 em 100 filmes! - "Angels with dirty faces" de Michael Curtiz, com James Cagney e Humphrey Bogart. É um filme que vi em miúda e de cujo nome não me lembrava, mas que sempre tinha querido rever. Graças ao amigo Greg, aquela enciclopédia ambulante de cinema, pude finalmente cumprir com o meu desejo. Continuava tão bom quanto me lembrava dele, este filme noir de gangsters de plot twist surpreendente. A oportunidade de ouro para James Cagney mostrar que tinha mais camadas como actor do que o simples "tough guy", sendo que a ambiguidade com que ele interpreta a cena final nos deixa com a dúvida sobre a motivação real da personagem. Real ou fingido? Acho que nem Cagney soube...

Comentários