Eurofestival da Canção 2010

Este ano foi com atentos olhos que assisti ao Eurofestival da Canção 2010. Já o tinha feito ao Festival RTP da Canção, que seleccionou "Há dias assim" da Filipa Azevedo em detrimento da minha favorita "Alvorada" da Vanessa. Mas com o passar dos anos, cada dia me convenço mais de que não percebo nada de música...

Enfim, posso não perceber, mas continuo com as minhas opiniões. E foi, não sem algum agrado, que vi premiar este ano na Eurovisão a irreverência e a originalidade e a não alimentar a sede de canções "festivaleiras" - sempre odiei este termo, que só dá azo a sucessões de canções ocas. Ainda gostei mais que fosse um dos Big-4 a ganhar (um país do oeste europeu), o que prova que foi uma excelente ideia voltar a ter júris de sala cuja votação tem o mesmo peso do televoto. Isso evidentemente voltou a dar hipóteses ao ocidente. No entanto, houve canções muito bonitas (na minha opinião) que foram muito mal classificadas. Mas o nível do concurso foi muito alto este ano, e alguém tem que ficar em último...

Como gostei muito de algumas músicas, menos de outras, ainda menos de outras e nada de muito poucas, vou só mencionar as que gostei mesmo muito e as que não gostei nada. Por isso, não vou falar de Portugal, pois não se encaixa em nenhuma destas duas categorias, se bem que, justiça seja feita, a Filipa esteve muito bem e o coro que a acompanhou, do qual fazia parte o meu amigo Pedro Mimoso, foi considerado o melhor do certame.

A Espanha levou uma doçura de canção, quase infantil, que, contrariamente à tradição festivaleira, não obteve a aprovação da Europa. Mas é bem feita, porque lhes demos uma dúzia de pontos e eles a nós, só meia... :-)

A canção da Noruega foi extraordinariamente bem cantada e era bastante forte, mas não me pareceu que a Europa reparasse nisso. Já a canção da Sérvia até me arrepiou. Era má, foi mal cantada e o cantor era... assustador!... Brrr! Mas a Europa pareceu gostar.

Pobre Bielorrússia e as suas borboletinhas, que ficaram em penúltimo lugar! A música até era melodiosa e foi muito bem interpretada. Ninguém pareceu concordar comigo, à excepção do júri da Geórgia, que lhe deu 12 pontos. Mas como disse o meu pai, a vida das borboletas é tão efémera!... Outra música melodiosa e bem cantada foi a da Irlanda, que com as suas sonoridades tão tradicionais me convenceu claramente. A Europa chutou-a para o antepenúltimo lugar da tabela!

A música da Grécia foi brutal! Opa! Genial, cheia de power, gostava até que tivessem ganho, mas penso que, dadas as dificuldades económicas, nem sequer participarão para o ano que vem, quanto mais estarem em condições de produzir o certame. Mas seja como for, foi uma excelente música, interpretada por um meio-português e que arrecadou o 8º lugar.

A música da Geórgia era cheia de carisma e força e a cantora era absolutamente fenomenal, já para não mencionar que era lindíssima! Ficou em 9º lugar. Já a música da Turquia, que na minha opinião não passava de uma pretensão a rock inovador e estava carregada de lugares comuns melódicos, acabou em 2º lugar! Por outro lado a Islândia levou uma música ao melhor estilo do dance, forte e bem cantada. Arrecadou o 19º...

Recapitulando, à excepção da Grécia e da Geórgia, eu e a Europa não parecemos estar de acordo com nada! Como eu disse, não percebo nada de música...

Um apontamento curioso: a Geórgia, que, como eu, é do contra, deu 0 pontos ao país que se encontrava em 1º lugar (Alemanha) e 12 ao que se encontrava em último (Bielorússia)...

Comentários