6º Congresso Mundial de Salsa em Portugal (sexta-feira)

Na passada sexta, dia 19, voltei uma vez mais a deslocar-me até ao Auditório de Medicina Veterinária na Cidade Universitária para assistir à primeira noite de espectáculos do 6º Congresso Mundial de Salsa em Portugal, de organização EDSAE. Como é evidente, a razão de ser de lá ir prende-se não só com a vontade de ver dançar os grandes bailarinos nacionais e internacionais, mas também com a enorme vontade de ver dançar o Grupo Espaço de Dança da Rosinda Amorim, grupo ao qual pertenço como Web Designer da página e pau para qualquer outra obra e ao qual pertence a minha querida maninha. Mais parcial opinião que esta que agora lerão não encontrarão tão cedo... É mais que evidente...

Pois bem, a primeira parte do espectáculo foi constituída por “Novos Talentos”, que como tal não carecem de comentário crítico, visto estarem a começar. No entanto, vislumbrava-se já nesta primeira parte e confirmou-se na segunda o que me marcou mais nesta ronda de exibições de sexta, que foi a proliferação de pares com bases de dança de salão a exibirem-se agora como pares de salsa. Foi para mim demonstrativo de como a dança de salão é uma escola. Foram das minhas exibições preferidas de toda a noite, aqueles pares de Braga, em particular o Nuno e a Rita. Quanto aos restantes grupos profissionais, devo aplaudir em particular algumas exibições: Son Colombiano (espectáculo visual muito bom e excelente velocidade de execução), Latin Black (absolutamente espectaculares), Johnny Vasquez y su Império Azteca (arrebatadora performance de duas mulheres com uma garra e um poder de fazer arrepiar – pena a menção ao Congresso de Murcia, mas parece que era gravação), o grupo Sabor Latino do Porto (boa execução e extraordinária evolução) e, last, but not least, a Companhia EDSAE (boa coreografia e excelente actuação – parabéns à Olga, que só começou a dançar salsa muito recentemente). Os restantes grupos, se bem que bons, a realidade é que não me marcaram, principalmente agrupamentos que já me deixaram de boca aberta em outros congressos, como os Tropical Gem de Itália, que fizeram uma boa exibição, mas que me pareceram carecer do nível que já lhes conheci noutros Carnavais...

Mas quanto ao Grupo Espaço de Dança, meus amigos!... Sem dúvida, até agora nunca constituiram uma desilusão. Todos os anos a opinião é unânime: “Esta vez foi a melhor de todas!”. Este ano apresentaram uma cena de cowboiada, protagonizada por Jesse James, o maior ladrão de bancos do Texas, que me fez chorar a rir. A minha cara de sorriso rasgado, sentada mesmo a meio da primeira fila, deve ter constituído uma excelente motivação para os artistas. Estão de parabéns a Patrícia, a Sónia, a Lúcia, o Rui, o Vitor, a Lina, o Luís, o Paulinho e o Zé, estes últimos estreantes como bailarinos na brincadeira de "cowboys", mas, principalmente, a mentora, a cabecilha deste gang de "bailarines locos", essa que é uma inspiração para todos nós, a professora Rosinda Amorim!...

Agora apelo à vossa comparência na noite de domingo (hoje), para assistirem ao espectáculo musical “Heart of Dance”, que contará com a minha presença como cantora, a de Pessoa Júnior, também como cantor, a Companhia de Dança EDSAE e muitos outros bailarinos, como as Hijas del Flamenco, Ramon Morales, Yolanda, António Sales, Adrian y Anita e alguns outros internacionais de última hora. A direcção artística é, como não poderia deixar de ser, da incomparável Bibi Fernandes. Um espectáculo a não perder!

Despeço-me com um video do Grupo Espaço de Dança no V Congresso Mundial de Salsa em Portugal, onde tiveram a colaboração da extraordinária Yolanda e sua "barriguita ondulante":



Comentários