Ma Guarda il Catalogo! Allora Capirai! (Atelier de Ópera da EMCN)

O meu artigo de hoje está ilustrado por posters de antigas produções da ópera "Don Giovanni" de Mozart, porque se trata da divulgação do próximo espectáculo em que vou participar. Como está a acontecer um pouco por todo o mundo deste o início deste ano, Mozart será celebrado pelo Atelier de Ópera da Escola de Música do Conservatório Nacional, no seu espectáculo de nome "Ma Guarda il Catalogo! Allora Capirai!". Esta "sequela" da história do famoso conquistador de corações será levada à cena já daqui a cerca de duas semanas, nos seguintes locais e horários:

27, 28 e 29 de Junho 22:00 Discoteca Lux
2 de Julho 21:00 Salão Nobre da EMCN
5 de Julho 21:00 FNAC Chiado (versão concerto)

E perguntar-se-ão vocês? No Lux? Ópera no Lux???
Acreditem, nós próprios fizemos essa pergunta várias vezes. Mas, pensando bem, que melhor sítio do que uma discoteca, em geral, e o Lux, em particular, para criar aquele ambiente que se quer para uma festa na after-life no Inferno do nosso Casanova? E mais, será uma "festa" plena de glamour, uma vez que se tratará essencialmente de um desfile feminino de vaidades e traições, filosofia do sentir, inteligência emocional, liberdade e paixão, com o guarda-roupa gentilmente cedido por quatro distintos estilistas da nossa praça.
Despeço-me, para que fiquem com uma ideia mais aproximada do que vos esperará se forem assistir a este espectáculo, com excertos de um ensaio de Philippe Sollers sobre Casanova, em torno das memórias deste último, especialmente filosóficas. Espero ter seduzido o vosso espírito e conseguido conquistar a vossa vontade, fazendo-vos ceder à tentação de assistir a "Ma Guarda il Catalogo! Allora Capirai!"...
Casanova = Don Giovanni
"Existo porque sinto."

"A concentração da sua liberdade é tal, que ela parece estar eternamente avançada relativamente a nós."
"Casanova é assim: faz uma festa de qualquer momento, nada o constrange, as próprias doenças ou os próprios fracassos interessam-no ou divertem-no; e sempre, por todo o lado, inesperadamente, as mulheres estão ali, prestes a entrar naquele turbilhão magnético."
"'O meu espírito e a minha matéria são uma substância só.'" As aventuras de Casanova, o magnetismo que elas libertam, vem, sem dúvida, dessa 'substância' que o constitui e da qual nenhuma metafísica se pode dar conta. Por causa dela e da aversão à servidão e à morte que ela arrasta, as portas abrem-se, as paredes afastam-se, os inimigos desaparecem, os acasos felizes multiplicam-se, as evasões da prisão são possíveis, as partidas de jogo são bem sucedidas, o suicídio é suspenso, a loucura é utilizada e vencida, a razão (ou pelo menos uma certa razão superior) triunfa."
"No fundo ele é como Freud mas mais cómico. Freud é o balanço de um século de rejeição, Casanova, a narrativa de um século de libertação que, vendo bem, produziu a única Revolução de que ainda hoje se fala."

Don Giovanni no Inferno - Casanova
Casanova : "Recordando os prazeres que tive, volto a senti-los, gozo-os por uma segunda vez, e rio das penas que sofri e que já não sinto. Membro do universo, comunico com o espaço e parece-me que presto contas da minha gestão, como um mordomo o faz relativamente ao seu patrão antes de desaparecer."

Comentários

BlueTraveler disse…
Já escrevias um post novo não???