Mozart divertido

Num ano em que toda a gente homenageia Mozart de uma forma ou de outra, eu decidi prestar-lhe tributo colecionando algumas pequenas histórias/anedotas que se contam a respeito do grande Mestre, para além da afamada e quasi-gasta historieta da opinião do arquiduque sobre as notas a mais nas "Bodas de Figaro" (ou seria do "Così Fan Tutte"?). Aqui estão as anedotas, para vosso gozo e gáudio:
Jovem Mozart
De visita a uma quinta com os seus pais um dia, Mozart ouviu um porco grunhir. "Sol sostenido!", ele exclamou. O grupo correu de imediato para um piano e verificou que era efectivamente um sol sostenido. O compositor tinha dois anos de idade.
Ambição
Um jovem uma vez pediu um conselho a Mozart sobre a composição de uma sinfonia. Mozart respondeu-lhe que, como ele era ainda novo, deveria começar por compôr baladas. "Mas o senhor escreveu sinfonias quando tinha apenas 10 anos", o rapaz objectou. "Sim," Mozart respondeu, "Mas não tive que pedir conselhos."
Mozart's Pinkelstein
Raschala, Áustria, tem um monumento chamado "Mozart's Pinkelstein." O que comemora este monumento?
Em 1787, numa viagem para Praga, Mozart parou em Raschala - para urinar (pinkel).
Sinfonia para polvos?
Mozart apostou uma vez com Haydn uma caixa de champanhe em como o seu colega mais velho não conseguiria tocar à primeira vista uma peça que ele (Mozart) compusera nesse mesmo dia. Quando Haydn aceitou, a partitura foi colocada na estante e Haydn começou a tocar. Após alguns compassos, ele parou subitamente: a composição aparentemente requeria que as mãos tocassem em lados opostos do teclado enquanto uma nota era teclada ao centro. Haydn concedeu a derrota, enquanto Mozart tomou o seu lugar no piano. Quando chegou à nota impossível, Mozart inclinou-se - e tocou-a com o nariz.
Zerlinaaa!
No último ensaio do Don Giovanni em Praga, Mozart estava grandemente desapontado com a jovem cantora no papel de Zerlina. Embora instruída para gritar quando confrontada com os avanços de Don Giovanni, ela não o fazia com suficiente convicção, por mais que Mozart insistisse. Por fim, quando a paciência dele terminou, Mozart saiu do seu lugar de maestro, dirigiu-se silenciosamente ao palco escurecido, apareceu subitamente e beliscou-lhe o braço. Como seria de esperar, a jovem emitiu um grito alto. "Admirável!", Mozart exclamou "Lembre-se desse grito esta noite!"
Mozart & Marie Antoinette
Na sua visita de 1762 a Schonbrunn, o palácio real austríaco, Mozart, tocando lado a lado com as jovens princesas, escorregou no chão polido. Rebentando em lágrimas, ele foi erguido e confortado por uma Marie Antoinette de sete anos. Mozart beijou a futura rainha de França: "Tu és simpática,", ele declarou, "Vou casar contigo."
Prodigio Musical
Um dia, quando era só um rapaz, Mozart teve a ocasião de ouvir o sagrado Miserere de Allegri em Roma. Quando o Vaticano não permitiu que o jovem compositor examinasse a partitura religiosamente guardada, Mozart, de despeito, simplesmente escreveu todos os 120 compassos... de memória!
O Barbeiro de Mozart
O barbeiro de Mozart queixava-se frequentemente do seu famoso cliente. Enquanto o cabelo propriamente dito não era problemático, ele lembrava, estava firmemente agarrado à cabeça do compositor - este simplesmente recusava a sentar-se quieto. De facto, sempre que uma ideia lhe ocorria (que era frequentemente), Mozart saltava e corria para o piano, com o seu barbeiro forçado a correr atrás dele com a fita de cabelo na mão.
Beggar's Opera?
Mozart foi uma vez interpelado por um mendigo que afirmou ser um seu parente distante. Embora quisesse ajudar o homem, Mozart não tinha dinheiro com ele. Que fazer? No lugar de um donativo, ele compôs um minueto e trio e, quando terminou (alguns minutos depois), instruíu o mendigo para levar o trabalho e uma carta de apresentação a um determinado editor. O mendigo assim fez e recebeu uma soma de cinco guinéus pela peça.
Últimas palavras de Mozart
Josepha Hofer, que cantava o papel da Rainha da Noite na "Flauta Mágica" de Mozart em 1791, era capaz de cantar o Réb acima do Dó sobre-sobreagudo (provavelmente a nota mais aguda alguma vez cantada numa ópera ou oratório). "Silêncio! Silêncio!" Mozart gritou um dia enquanto ela cantava. "Agora a Hofer vai dar o seu Réb agudo." Estas são as comprovadas últimas palavras de Mozart.

Comentários